sexta-feira, 27 de novembro de 2009

TURMA HETEROGÊNEA

A turma da Educação de Jovens e Adultos constitui uma turma bastante heterogênea, com idades, comportamentos e expectativas distintas. São jovens e adultos que historicamente por inúmeros motivos foram excluídos do direito a educação, alunos que já estão inseridos no mercado de trabalho ou que ainda estão à espera de uma oportunidade de emprego, mas muitos deles ão visam apenas o certificado, estão naquele lugar pelo simples desejo de aprender a ler e escrever para transformar o seu meio. O Colégio por mim visitado foi o EJACAV (Educação de Jovens e Adultos do Colégio Antônio Vieira), localizado no bairro do Garcia. Nele todas essas questões citadas foram confirmadas por mim, estive presente em uma turma de alfa, onde a professora colocou em prática todos os ensinamentos que aprendo na academia, foi a primeira vez que pude comprovar que todos esses teóricos que estudo fazem sentido quando colocados efetivamente na prática, uma professora bastante eficaz onde canseguiu fazer a mediação entre ensino e aprendizagem com proveito para ela e principalmente para os alunos. A sala observada por mim tinha possoas de 23 a 64 anos, homens e mulheres em busca de uma mesmo propósito, sais da condição de analfabeto. Percebi também que não havia muita convsa paralela, eles eram mais focados, mais atentos que em sala de aula do tempo regular. Havia mais respeito entre alunos e professores, a sala era bastante arejada e com estrutura impecável com banheiro e bebedouros próximo para melhor locomoção e comodidade dos alunos. Analisei que a sala era constituída de tablado, mas a mesa da professora estava abaixo do tablado, na mesma proporção que a dos alunos aparentemente uma cumplicidade de saberes, até porque acredito que o professor que vai para uma turma de EJA achando que só vai ensinar o conteúdo programático possivelmente sairá de lá frustrado, pois terá muito que aprender. Os Alunos da EJA são pessoas que já passaram e romperam diversas barreiras do preconceito para garantir o desejo de aprender, eles já respoderam pelo seus atos, além de assumir responsabilidades diante dos desafios da vida. Os mesmos chegam à escola com bagagens de conhecimento que devem ser trabalhadas em sala, havendo sempre uma troca saudável e prazerosa de conhecimento entre alunos e professores. Em suma, a heterogeneidade é um desafio para todos os professores que assumem uma turma de EJA, os mesmos tem que se qualificar e aprender a conviver e respeitar a diversidade. Muitos devem achar trabalhoso ter que trabalhar diante de tantos universos, e acredite é mesmo, porém infinitamente prazeroso porque o mundo é heterogêneo e se a escola prepara para ele (o mundo), cumpre com o papel de ser um espaço plural e emancipador.
Texto escrito por Rebeca Olímpia Lima da Silva

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

SIMPÓSIO INTERNACIONAL FIGURAS DA VIOLÊNCIA MODERNA

Local: Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Teatro UNEB, Salvador – Bahia – Brasil.

Período: 14 e 15 de dezembro de 2009.

Horário: 8:00 às 18h

Simpósio Internacional Figuras da Violência Moderna

O Simpósio Internacional Figuras da Violência Moderna, promovido pelo Núcleo de Estudos Canadenses e o Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens da Universidade do Estado da Bahia, tem como indagação principal: Como se apresentam as formas e as expressões da violência, no nosso imaginário contemporâneo? De caráter interdisciplinar, este evento tem por objetivo divulgar pesquisas e promover os debates sobre o surgimento de uma arte hiperrrealista encenando continuamente vários tipos de situações violentas que têm proliferado nas sociedades contemporâneas. Ele visa igualmente consolidar a rede de pesquisa sobre representações das sociedades das Américas, empreendida por pesquisadores brasileiros, canadenses e da Universidade de Rennes 2 (Institut des Amériques), e comparar as representações dos cenários de violência nas formas artísticas (cinema, literatura, TV e fotografia) do Brasil e do Canadá.



Público-alvo: Professores e estudantes de Letras, Comunicação, Urbanismo e Ciências Humanas em geral.


Programa:

14 de dezembro

8h Credenciamento

8h30 Abertura:

Lourisvaldo Valetim da Silva - Reitor da UNEB

Adriana Marmori - Pró-Reitora de Extensão

Luiz Miguel da Rocha – Assessor para Assuntos de Educação/Embaixada do Canadá

Edson Miranda dos Santos - Coordenador do NEC-UNEB

Licia Soares de Souza - Professora da UNEB


9h00 Conferência: Paulo Arantes (USP) - O sistema da violência numa era de expectativas decrescentes.

Mediação: Licia Soares de Souza (UNEB-CNPQ) licia.souza@pq.cnpq.br


Mesa 1: A pragmática da Violência

Presidência: Roland Walter (UFPE) roland_walter@hotmail.com

10h20 Carlos Costa Gomes (Universidade Salvador) - O Desafio da Violência.

10h40 Ana Rosa Ramos (UFBA) - Violência na Mídia.

11h00 Roberto Henrique Seidel (UEFS) - Violência Simbólica.

11h20 Cláudio Gonçalves Gomes (UNEB) - A violência no jornalismo sensacionalista baiano: a cultura do espetáculo.

12h30 Almoço

14h00 Conferência: Marco Antonio de Almeida (USP) - Considerações sobre a narrativa policial e a representação cinematográfica da violência.

Mediação: Rita Olivieri-Godet (Université de Rennes 2) rgodet@9online.fr

Mesa 2: Violência sociopolítica na narrativa fílmica

Presidência: Edson Miranda dos Santos (UNEB) emiran@uol.com.br

15h20 Lucas Moreira de Souza (UNEB) - A violência da tecnologia em 2001: uma Odisséia no Espaço.

15h40 Manoela Falcón Silveira (UEFS) - A simulação da violência na narrativa fílmica: o sujeito e o consumo.

16h00 Cláudio Cledson Novaes (UEFS) - Utopias e Paixões da guerrilha rural aos aparelhos urbanos em Lamarca e Cabra Cega.

16h20 Miriam Sumica Carneiro Reis (UEFS) - O ano em que meus pais saíram de férias: ditadura, futebol e diferença.

Mesa 3: Força e poder da violência

Presidência: Marcel Lavallée (UQAM) quas0451@terra.com.br

17h00 Shawn Huffman (UQAM) - La greffe du sujet: la prothèse et le monde sensible.

17h20 Heleusa Figueira Câmara (UESB) - Força, poder e violência em discursos prisionais.

17h40 Tânia Cordeiro (UNEB) - Imagens de mortes violentas e tempos de luta por justiça.

18h00 Ieda Franco (UCSAL/FTC) - Mulheres em situação de violência: as denúncias em Salvador antes e depois da Lei Maria da Penha.

18h20 Roccio Castro (UNEB) - Entrevista com Marcola e o efeito bumerangue da violência.


15 de dezembro

9h00 Conferência: Bertrand Gervais (UQAM), L’illisibilité de la violence. Formes de l’imaginaire contemporain.

Mediação: Sérgio Cerqueda (UFBA) cerqueda@uol.com.br

Mesa 4: A violência na literatura e fotografia

Presidência: Carlos Magalhães (UNEB) carlosmagal@terra.com.br

10h20 Roland Walter (UFPE) - A violência na literatura afro-diaspórica das Américas.

10h40 Rita Olivieri Godet (Université de Rennes 2) - Figuras da violência urbana no romance brasileiro contemporâneo.

11h00 Vincent Lavoie (UQAM) - Les extrémistes esthétiques. La question morale et le paradoxe des émotions en art.

11h20 Eurídice Figueiredo (UFF/CNPQ) - A violência sexual em textos de autoria feminina.

12h30 Almoço

Mesa 5: A violência na literatura

Presidência: Márcia Rios (UNEB) marciarios@atarde.com.br

14h00 Luiza Teles Santos (UFBA) - A violência em foco: Estudo comparado da recepção crítica de Rubem Fonseca e Ferréz.

14h20 Denise Carrascosa (UFBA) - Subjetivação e violência prisional nos escritos de Luiz Alberto Mendes.

14h40 Andréa Houssne (USP) - O narrador destituído: a corrosão da forma e a sociabilidade violenta em narrativas brasileiras contemporâneas.

15h00 Germana Pereira de Sousa (UNB) - Representações da violência urbana contemporânea e narrativa de testemunho: O caso de Quarto de Despejo, Abusado e Carandiru.

16h30 Plenária com todos os presidentes.

17h30 Coquetel.

Lançamentos:

Dicionário de Personagens Afrobrasileiros - Licia Soares de Souza (org.).

Literatura e Cinema- Traduções Intersemióticas - Licia Soares de Souza.

Revista Canadart XV – Núcleo de Estudos Canadenses (NEC).

Interfaces Brasil/Canadá 10 - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN).


Visita à Seção de Pôsteres no Foyer do Teatro UNEB


Comissão Organizadora

Edson Miranda dos Santos

Licia Soares de Souza

Luiza Teles Santos


Discentes

Rafaela Almeida Guedes (UNEB)

Adilsson Santos de Souza (UNEB)

Denise Cerqueira da Silva (UNEB)

Viviane Pereira Pires (UNEB)

Maria de Fátima dos Santos Bispo (UNEB)

Tatiana Dantas de Lima (UNEB)


Designer

Gilmar Oliveira


Comissão científica

Ana Rosa Ramos (UFBA)

Bertrand Gervais (UQAM)

Carlos Augusto Magalhães (UNEB)

Eurídice Figueiredo (UFF/CNPQ)

Licia Soares de Souza (UNEB/CNPQ)

Marcel Lavallée (UQAM)

Rita Olivieri-Godet (Rennes2)

Rui Dias Aguiar (UNEB)

Zilá Bernd (UFRGS)



APOIO:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS CANADENSES – ABECAN

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO – PROEX (UNEB)

NÚCLEO DE ESTUDOS CANADENSES – UNEB

NÚCLEO DE ESTUDOS CANADENSES- UEFS

EMBAIXADA DO CANADA

GOVERNO DO CANADÁ

REDE BRACERB / CERB-UQAM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM – PPGELL (UNEB)

PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE – PÓS-CULTURA (UFBA)

FIGURA-CENTRE DE RECHERCHE SUR LE TEXTE ET L’IMAGINAIRE (UQAM)



Período de Inscrição: de 29 de setembro a 14 de dezembro de 2009.

Valor: R$ 10,00 (estudantes)

R$ 30,00 (profissionais)

Inscrições por e-mail, encaminhar a ficha de inscrição para o e-mail do NEC / necba@listas.uneb.br ou no Núcleo de Estudos Canadenses – UNEB (horário de atendimento de 8 às 12h e das 14 às 18h).

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Plano de Ação Pedagógica- EJA

Objetivo Geral:
  • Manter a prática pedagógica eficiente e eficaz suscitando no corpo docente da EJA a necessidade da busca constante pela formação continuada do educador a fim de proporcionar ao processo educativo uma adequada evolução no aprendizado de todos envolvidos promovendo atividades diversificadas, interessantes nos horários da prática de ensino e aprendizagem.
Objetivo especifico:
  • Desenvolver nos discentes o gosto pela prática da formação
  • Ampliar o campo de conhecimento
  • Promover a busca pela auto-estima dos discentes
  • Aperfeiçoar o desenvolvimento das Inteligências Múltiplas
  • Propiciar momentos de encontros diversificados entre discentes, docentes e familiares
  • Elaborar, organizar e executar o Projeto Político Pedagógico em conjunto com os diversos seguimentos da unidade escolar
Avaliações:
  • Prova objetiva (Série de perguntas diretas, para respostas curtas, com apenas uma solução possível)
  • Trabalho em grupo (Atividades de natureza diversa - escrita, oral, gráfica, corporal, etc.-, realizadas coletivamente)

PLANO DE AULA


Na Batucada Da Vida
Elis Regina
Composição: Ary Barroso / Luiz Peixoto

No dia em que eu apareci no mundo
Juntou uma porção de vagabundo da orgia
De noite teve samba e batucada
Que acabou de madrugada em grossa pancadaria
Depois do meu batismo de fumaça
Mamei um litro e meio de cachaça - bem puxados
E fui adormecer como um despacho
Deitadinha no capacho na porta dos enjeitados
Cresci olhando a vida sem malícia
Quando um cabo de polícia despertou meu coração
E como eu fui pra ele muito boa
Me soltou na rua à toa, desprezada como um cão
E hoje que eu sou mesmo da virada
E que eu não tenho nada, nada
Que por Deus fui esquecida
Irei cada vez mais me esmolambado
Seguirei sempre cantando
Na Batucada da vida

Atividade de Reflexão

1. Ler o texto (música)

2. Fazer uma reflexão retrospectiva da sua vida, associando aos conhecimentos da Matemática

Considerações:

Os comentários deverão ser feitos no próprio ambiente virtual e discutidos em sala.